Autor: Rodrigo Coura de Castro Leite
Belo Horizonte, 27 de março de 2023
O relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas – IPCC, da ONU, em relatório publicado no dia 20 de março de 2023, sintetiza sobre a urgência em se tomar medidas para garantir o desenvolvimento sustentável, no planeta. Segundo o site do G1 (2023), o IPCC alerta sobre o ritmo insuficiente das ações dos países membros em manter o aquecimento do planeta abaixo de 1,5°C, até o final deste século. Para o IPCC, “[…] precisamos reduzir as emissões globais pela metade até 2030 [48%] e até 99% até 2050.
Diante da urgência dos dados que vem sendo apresentados sobre os desafios para minimizar o aquecimento global, no dia 27 de março 2023, segundo o site O Globo (2023), a União Européia chega a um consenso prévio sobre o acordo que objetiva acabar com a venda de motores veiculares movidos a combustão, até o ano de 2035, visando a cessão da emissão dos gases de efeito estufa até a metade século, no continente europeu.
No entanto, diferentemente do que foi concordado em outubro de 2022, que visava a extinção da venda de motores à combustão, de acordo com O Globo (2023), em atendimento às objeções da Alemanha, concordaram em limitar a utilização de combustíveis sintéticos a setores que não possuem alternativas para substituir os fósseis, como a aviação e a navegação mercante. O compromisso pela regulação climática da UE será avaliado, segundo O Globo, por meio do índice de abandono de carros movidos a gasolina e diesel, no ano de 2026. Segundo o site, “Os carros são hoje responsáveis por 12 % de todas as emissões de CO2 da UE – os transportes como um todo representam um quarto do total.”
Ao considerarmos o paradoxo do Aquecimento Global, que também leva as pessoas a procurarem destinos turísticos, com Sol e Praia (34%), sendo esta a segunda motivação principal para a realização de viagens domésticas no Brasil, segundo o Ministério do Turismo, na cartilha Ecoturismo: Orientações Básicas (2010), perdendo apenas para viagens de visita a parentes ou amigos (54%), é o setor que contribui, atualmente, com a emissão de 5% dos gases de efeito estufa, em suas diversas atividades. Possuindo uma taxa de crescimento das mais elevadas, de acordo com Lúcia Vânia (2008), na publicação sobre as Mudanças Climáticas: O Turismo em busca da Ecoeficiência, o desafio do setor de Turismo, atualmente, refere-se tanto aos impactos locais como aos impactos globais: aqueles que afetam tanto os indivíduos que fazem turismo como aqueles que não fazem.
Em 2008, o presidente da Organização Mundial do Turismo-OMT, Francesco Frangialli, alertou para a promoção do desenvolvimento de um turismo que estimulasse as práticas ambientalmente positivas e a educação ambiental melhorada, visando não apenas a mobilização comportamental dos turistas e consumidores como, também, a redução das emissões de gases de efeito estufa, em atividades do setor.
Entre as medidas apontadas por Frangialli (2008), podemos destacar a que estimula a substituição do transporte aéreo ou do automóvel pelo ferroviário ou outro coletivo, como o ônibus. Para Frangialli, operadoras de turismo devem desenvolver pacotes e atividades turísticas, preferencialmente, com descolamentos realizados por veículos movidos por fontes de energia renováveis, como biocombustíveis ou biodiesel. Também recomenda promoção de pacotes de curta distância e que priorizem utilização de energia renovável (eólica, fotovoltaica, térmica solar, geotérmica ou biomassa), em matrizes de negócios do setor, como hotéis, pousadas entre outros.
Diante das circunstâncias do alerta global para as mudanças climáticas e para o Turismo Ecoeficiente, a novidade em pauta refere-se à aprovação do projeto de construção do Trem-bala, idealizado – e não implantado – por Dilma Rousseff (PT), em 2012.
No dia 23 de fevereiro, segundo o site Terra (2023), a Agência Nacional de Transportes Terrestres-ANTT, autorizou o plano privado de ferrovia solicitado pela empresa TAV Brasil. De acordo com o site, o atual Ministro dos Transportes, Renan Filho, esclarece que a ferrovia aprovada para Trem de Alta Velocidade – TAV (Trem-bala), que ligará as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, não terá investimento público, por não mais se tratar de um projeto do governo federal, no entanto, afirmou: “A partir de agora a empresa tem que cumprir o cronograma. Se ela for mesmo realizar esse investimento, será muito bom para o Brasil”.

Foto: Trem de Alta Velocidade – TAV. Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT. Disponível em: https://www.gov.br/antt/pt-br/assuntos/ultimas-noticias/autorizacao-ferroviaria-da-tav-brasil-e-a-39a-autorizada-pela-antt. Acesso em 27 de março de 2023.
Enquanto os cidadão brasileiros aguardam ansiosos pela implantação do Trem-bala, segundo o site Viajar Verde (2023), as recomendações da OMT para a Recuperação Responsável do Setor de Turismo, pós pandemia, incluem medidas de fortalecimento do controle das medições e da veiculação dos resultados das emissões de carbono nas atividades turísticas, visando a mobilização e conscientização coletiva.
A sigla ESG, tendência que cresceu a partir dos anos 2000, em função de estudos relacionados, principalmente, aos impactos do Aquecimento Global, de acordo com a cartilha ESG: A Nova Onda Verde (2023), desenvolvida pelo jornal Estadão, refere-se, em português, aos pilares: Ambiental, Social e Governança, quando a sociedade passou a preocupar-se, também, com valores sociais e de governança corporativa, além dos aspectos ambientais, exigindo mais transparência e honestidade das instituições, principalmente, em função de escândalos de corrupção e fraudes recentes.
Conforme a Cartilha ESG Resorts Brasil, desenvolvida pela Associação Brasileira de Resorts (2022), além de apresentar as diretrizes para um turismo sustentável, pontua indicadores, como selos e outras certificações, que passam a fazer parte da agenda ESG do setor, como: “Booking.com”, “Viagens Sustentáveis”, a “Certificação Verde” conferida pela Google, a hotéis e, prêmios, como o “Prêmio Braztoa de Sustentabilidade”, quando compartilham valores, por meio de depoimentos.
Segundo a cartilha desenvolvida pelo jornal Estadão, atualmente, as instituições estão conscientes que, ao adotar uma agenda ESG, estarão melhorando continuamente o bem-estar social e minimizando os impactos ambientais, em âmbito global.
De acordo com Peixoto (2023), sobre as principais conclusões do IPCC:
“Um futuro resiliente e habitável ainda está disponível para nós, mas as ações tomadas nesta década para produzir cortes de emissões profundos, rápidos e sustentados representam uma janela rapidamente estreita para a humanidade limitar o aquecimento a 1,5°C com mínimo ou nenhum excesso.” (PEIXOTO. Site do G1. 2023. Disponível em: https://g1.globo.com/meio-ambiente/noticia/2023/03/20/ipcc-acoes-urgentes-contra-mudancas-climaticas-ainda-podem-garantir-futuro-habitavel-na-terra.ghtml)
Referências Bibliográficas:
– ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE RESORTS. Cartilha ESG Resorts Brasil: direcionamentos para implantação de boas práticas no setor. Resorts Brasil. 2022. Disponível em: https://www.resortsbrasil.com.br/publicacoes. Acesso em 27 de março de 2023.
– CÂMARA DOS DEPUTADOS. Mudanças Climáticas: o turismo em busca da ecoeficiência. Brasília/DF:Câmara dos Deputados, Edições Câmara. Série ação parlamentar, nº 377. 2008. Disponível em: https://livroaberto.ibict.br/bitstream/1/717/1/mudancas_climaticas_turismo_desporto.pdf. Acesso em 20 de março de 2023.
– DUÉK, Vânia. Turismo e mudanças climáticas-qual a relação? Site Viajar Verde. Disponível em: https://viajarverde.com.br/turismo-e-mudancas-climaticas-qual-a-relacao/. Acesso em 20 de março de 2023.
– ESTADÂO. ESG: A nova onda verde. E-Investidor Estadão. Cartilha V. 01. 2023. Disponível em: https://conteudos.einvestidor.estadao.com.br/e-book_esg. Acesso em 20 de março de 2023.
– MINISTÈRIO DO TURISMO. Ecoturismo: orientações básicas. Brasília/DF: Ministério do Turismo. 2ª edição. 2010. Disponível em: https://www.gov.br/turismo/pt-br/centrais-de-conteudo-/publicacoes/segmentacao-do-turismo/ecoturismo-orientacoes-basicas.pdf. Acesso em 20 de março de 2023.
– O GLOBO. União Européia chega a acordo para acabar com carros de motor de combustão interna a partir de 2035. Disponível em: https://oglobo.globo.com/mundo/noticia/2023/03/uniao-europeia-chega-a-acordo-para-acabar-com-carros-de-motor-de-combustao-interna-a-partir-de-2035.ghtml. Acesso em 27 de março de 2023.
– PEIXOTO, Roberto. IPCC: ações urgentes contra mudanças climáticas ainda podem garantir ‘futuro habitável’ na Terra. Site do G1. Disponível em: https://g1.globo.com/meio-ambiente/noticia/2023/03/20/ipcc-acoes-urgentes-contra-mudancas-climaticas-ainda-podem-garantir-futuro-habitavel-na-terra.ghtml. Acesso em 20 de março de 2023. – PUPO, Amanda. Trem-bala: Ministro reforça que trem de alta velocidade entre RJ e SP é projeto privado. Site Terra. Disponível em: https://www.terra.com.br/economia/dinheiro-em-acao/trem-bala-ministro-reforca-que-trem-de-alta-velocidade-entre-rj-e-sp-e-projeto-privado,bbd8b5a8325ff9ef37f771e5cd50a20242ej18i4.html. Acesso em 27 de março de 2023.
Fotografia:
– ANTT. Trem de Alta Velocidade – TAV. Arquivo fotográfico da Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT. Disponível em: https://www.gov.br/antt/pt-br/assuntos/ultimas-noticias/autorizacao-ferroviaria-da-tav-brasil-e-a-39a-autorizada-pela-antt. Acesso em 27 de março de 2023.