Autor: Rodrigo Coura de Castro Leite
Belo Horizonte, 05 de janeiro de 2023
De acordo com o calendário gregoriano, 2023 (MMXXIII, em numeração romana) é apenas mais um ano, do século XXI, que iniciou-se no último domingo. Para o horóscopo chinês, segundo o site Wikipedia (2023), entraremos no ano do Coelho, no próximo dia 22.
Baseado na Astrologia, segundo o site O Dia, de acordo com Claudia Lisboa, astróloga e autora, as previsões, para o ano de 2023, abordam quatro temas em destaque: saúde mental – relacionada aos problemas gerados pela pandemia e por pressões na área profissional; meio ambiente – relacionado ao uso das novas tecnologias em prol da preservação ambiental e minimização das mudanças climáticas; comunicação – relacionada ao diálogo e à troca de opiniões e, finalmente; liberdade – relacionada às formas de agir, relacionar e pensar. Para realizar sua medição, explica a astróloga, baseou-se no Mapa Astral – e na localização dos planetas – desenvolvido e interpretado pela mesma.
No campo da política, já no primeiro dia do ano, termina o mandato de Jair Bolsonaro como Presidente da República e inicia-se o terceiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva que tomou posse, no último domingo.
Após cerimônia que iniciou-se com desfile em carro aberto, segundo o site Terra, Lula fez seu primeiro discurso e seguiu para o Palácio do Planalto, onde subiu, com seu vice e respectivas esposas, a famosa rampa, acompanhados, também, por grupo de representantes da sociedade civil. A faixa presidencial foi entregue a Lula por grupo formado por indígenas, negros, mulheres, crianças, operários e pessoas com deficiência.

Grupo formado pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a primeira-dama, Janja, a cadela Resistência e representantes da sociedade civil, subindo a rampa do Palácio do Planalto, em Brasília, no ultimo domingo, 1º de janeiro de 2023. Arquivo Fotográfico da REUTERS/Ricardo Moraes. (Disponível em: https://www.terra.com.br/noticias/brasil/politica/lula-recebe-faixa-e-sobe-rampa-com-grupo-diverso-em-nome-do-povo,63a68b66a70abab9e1dfb3a00dddd0b2lbyua8hx.html. )
No seu discurso, o Presidente Lula reconhece a importância do diálogo, entre os inúmeros interesses, com o objetivo de construirmos um país mais justo e soberano.
Pode-se perceber, ao longo do discurso do Presidente, que o compromisso pelo fortalecimento da Soberania Nacional é uma das metas essenciais do governo – o presidente pontua a questão por várias vezes, ao longo do seu discurso. Segundo a transcrição publicada pelo site Terra, discursou o Presidente: “[…] Os direitos e interesses da população, o fortalecimento da democracia e a retomada da soberania nacional serão os pilares de nosso governo. […]”
Segundo Bull, em A Sociedade Anárquica (2002), para que exista a Ordem Internacional, torna-se necessário padrões e comportamentos internacionais que objetivem a preservação da própria Sociedade de Estados, a manutenção da soberania externa e a manutenção da paz.
Compreende-se como Sociedade Internacional, grupo de Estados, conscientes de certos valores e interesses comuns, formando uma sociedade baseada em conjunto de regras e participação em instituições comuns. As regras, neste tipo de sociedade, objetivam o respeito pela interdependência de cada nação, limitam o uso recíproco da força e comprometem os Estados a honrarem seus acordos e tratados. Já, as instituições, referem-se ao Direito Internacional, a Diplomacia, as Organizações Internacionais e aos costumes e convenções de guerra.
Neste contexto, a questão da soberania está diretamente relacionada à independência política e territorial de um Estado, em relação aos outros, na Sociedade Internacional.
No entanto, segundo Max Weber, em Conceitos Sociológicos Fundamentais (2010), para que aconteça uma Ordem Legítima, é necessário que sua validade – representada por regulamentos, regras ou leis – exerça seu mandamento sobre a Ação Social. A Legitimidade de uma Ordem, segundo Weber, pode ser garantida por afetividade (costumes e tradições), racionalidade (estatutos e direito) e religiosidade (fé).
Para Weber, em Economia e Sociedade (2009), a existência efetiva da dominação, em mercados privados, ocorre quando as formas de poder que sobressaem-se em determinado contexto mercadológico transformam-se em relações de autoridade, regulamentadas, ou seja, quando o poder é validado por meio de regras racionais, legitimadas.
Ao concluir seu discurso, de acordo com a transcrição do site Terra, afirma o Presidente Lula:
“[…] O Brasil tem de ser dono de si mesmo, dono de seu destino. Tem de voltar a ser um país soberano. Somos responsáveis pela maior parte da Amazônia e por vastos biomas, grandes aquíferos, jazidas de minérios, petróleo e fontes de energia limpa. Com soberania e responsabilidade seremos respeitados para compartilhar essa grandeza com a humanidade – solidariamente, jamais com subordinação.[…]
Reafirmo, para o Brasil e para o mundo, a convicção de que a Política, em seu mais elevado sentido – e apesar de todas as suas limitações – é o melhor caminho para o diálogo entre interesses divergentes, para a construção pacífica de consensos. Negar a política, desvalorizá-la e criminalizá-la é o caminho das tiranias. […]” (TERRA. Discurso do Presidente no Congresso Nacional. 1º de janeiro de 2023. Disponível em: https://www.terra.com.br/noticias/brasil/politica/posse-de-lula-leia-na-integra-o-discurso-do-presidente-no-congresso-nacional,3b3d8829704086753ca94df48fd3c992df8qth6i.htm)
Conforme o mestre espiritual Mestre Bueno, Iemanjá vai reger 2023 e trazer boas energias, podendo este ser um ano bom para recomeços e “[…] para que se plante coisas boas, em vários aspectos da vida.” De acordo com o site UOL (2023), é momento de excluir tristezas e angústias e substituí-las por felicidades. Como lembra Mestre Bueno, da mesma forma como rege as ondas do mar, “[…] ondas que trazem, mas que também levam”, devemos reger nossas ações – sociais, ambientais e culturais – objetivando o fortalecimento da cidadania, o desenvolvimento cada vez mais sustentável e a melhoria contínua da qualidade de vida, construindo – e nos construindo – socialmente – seja como atores sociais individuais ou coletivos, seja como representantes de instituições públicas, privadas ou não governamentais – a fim de tornar nossa nação cada vez mais forte e justa, diante dos olhares da Sociedade Internacional, quando, finalmente, conquistaremos e compartilharemos, o respeito tão almejado.
Cabe às palavras da astróloga Claudia Lisboa, para o site O Dia, finalizar esta publicação:
“As previsões astrológicas não devem ser entendidas como fatos, e sim como dicas dadas pelos astros para que os indivíduos possam caminhar em sintonia uns com os outros e com a natureza. […]”
Referências Bibliográficas
– ASTROLOGIA LUZ E SOMBRA. Disponível em: https://astrologialuzesombra.com.br/mapa-astral-gratis/. Acesso em 04 de janeiro de 2023.
– BULL, Hedley. A Sociedade Anarquica. Trad. De Sérgio Bath. 1ª edição. Brasília: Editora Universidade de Brasília, Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais; São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2002. 361 p.
– O DIA. Previsões para 2023: saúde mental e meio ambiente estarão em alta. Disponível em: https://odia.ig.com.br/ig–repositorio/2023/01/6550061-previsoes-para-2023-saude-mental-e-meio-ambiente-estarao-em-alta.html. Acesso em 04 de janeiro de 2023.
– TERRA. Cerimônia de posse de Lula teve discursos, lágrimas e entrega de faixa de forma inédita. Disponível em: https://www.terra.com.br/noticias/posse-de-lula-veja-em-imagens-como-foi-o-inicio-do-3-mandato-do-petista,28614896d70ec7128ebcbea3bf97125dlfguyhf1.html. Acesso em 04 de janeiro de 2023.
– UOL. Iemanjá vai reger 2023 e trará boas energias. Disponível em: https://jc.ne10.uol.com.br/colunas/social1/2022/12/15136848-iemanja-vai-reger-2023-e-trara-boas-energias.html. Acesso em 04 de janeiro de 2023.
– WEBER, Max. Conceitos Sociológicos Fundamentais. Trad. De Arthur Morão. Covilhã: Editora LusoSofia. 2010.
– WEBER, Max. Economia e Sociedade. Trad. De Regis Barbosa e Karen Elsabe Barbosa, 4ª edição, Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2000, 2009 (reimpressão). 464 p.
– WIKIPEDIA. 2023. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/2023. Acesso em 04 de janeiro de 2023.
Fotografia:
– MORAES, Ricardo. Arquivo Fotográfico da REUTERS. Disponível em: https://www.terra.com.br/noticias/brasil/politica/lula-recebe-faixa-e-sobe-rampa-com-grupo-diverso-em-nome-do-povo,63a68b66a70abab9e1dfb3a00dddd0b2lbyua8hx.html. Acesso em 05 de janeiro de 2023.