O Simbolismo Cultural dos Estádios da Copa do Mundo de Catar/2022: (Re)construções de memória

Autor: Rodrigo Coura de Castro Leite

Belo Horizonte, 30 de novembro de 2022

Diferentemente do Brasil, onde o futebol tornou-se a paixão nacional e consolidou-se como um fenômeno cultural de pertencimento entre os brasileiros e uma das suas características identitárias mais marcantes, o país sede da Copa de 2022, o Catar, no quesito esportes, baseado em TANCREDI (2022), é mundialmente reconhecido pela prática da Falcoaria – tradição de treinar falcões para a caça, pelas Corridas de Camelos – considerada uma das práticas esportivas de maior destaque do país e pelos Esportes Aquáticos – como mergulho, esqui,  remo entre outros.

A cultura do país sede da Copa do Mundo de 2022, Catar, é muito influenciada pela cultura tradicional dos Beduínos, sendo menos influenciada pelas culturas da Índia, Africa Oriental e outros países da região. De acordo com o WIKIPEDIA (2022), o mar é enfatizado pela cultura do país, principalmente literatura e folclore, além de disciplinas como caligrafia, arquitetura e artes têxteis. Devido a suas condições climáticas, seus habitantes foram levados a recorrerem ao mar para tirarem os frutos do seu sustento.

Considerado um dos países mais ricos do mundo, em função das exportações de petróleo e gás natural, este país possui o dom de mesclar cultura e arquitetura tradicional com as peculiaridades estruturais modernas.

Esta representação do patrimônio cultural material e imaterial do Catar, pode ser contemplada por todo o mundo, por meio dos sete estádios de futebol construídos ou reformados, exclusivamente, para sediarem os jogos da Copa do Mundo de 2022.

I- O Estádio AL Bayt, por exemplo, segundo o site ARCHTRENDS (2022), focado em arquitetura, foi construído, especialmente para a Copa de 2022, em formato de tenda beduína – como as que foram usadas pelos habitantes nômades do país, por gerações. Além do formato, o estádio foi decorado com linhas pretas e brancas, que distinguiram suas diversas tribos, umas das outras, por muitos anos. A cor vermelha, do seu interior, também representa o interior das tendas tradicionais beduínas. O estádio, em particular, é um dos maiores da copa de 2022, com capacidade para, em média, 60 mil torcedores. Os outros estádios da copa de Catar, possuem capacidade média de 40 mil torcedores, cada.

“Trabalhador dando retoques finais na obra do Estádio Al Bayt, na cidade de Al Khor, no Catar, em 17 de novembro de 2021. Arquivo Fotográfico da REUTERS/Hamad I Mohammed.” (Disponível em:  https://www.reuters.com/lifestyle/sports/world-cup-2022-qatar-stadiums-guide-doha-venues-fifa-tournament-2022-11-14/)

Além do estádio em formato de tenda beduína, na Copa do Mundo de 2022, acontecem jogos em outros estádios de Catar, considerados, assim como o Estádio de Al Bayt, transmissores  dos símbolos culturais nacionais daquele país, quando remetem sentimentos de pertencimento em seus habitantes, ao reconhecerem suas própriais identidades culturais e, ao diferenciarem-se, culturalmente, das outras nações.

Baseado no site ARCHTRENDS (2022), são eles:

II- O Estádio Al Thumama, que faz referência ao gahfya: touca utilizada pelos muçulmanos e peça do vestuário que simboliza dignidade e liberdade. A peça também é utilizada para pontuar, nos jovens da região, sua transição para a fase adulta.

III- O Estádio Ras Abu Aboud, localizado no Porto de Doha ou, Estádio 974, número que refere-se ao códio de discagem telefônica do país. Localizado à beira mar, traz referência ao comércio exterior e, consequentemente, ao mar. Foi construído com containers reciclados e, por isso, possui a característica exclusiva de estar prevista sua desconstrução, no final dos jogos.

IV- Estádio Ahmed bin Ali ou, Al-Rayyan, em formato de Rosa do Deserto, possui fachada com representações culturais do país, caracterizadas pela fauna e flora, família, comércio e o próprio deserto.

V- O Estádio Al Janoub, com arquitetura inspirada em uma das mais tradicionais e simbólicas embarcações de pesca de pérolas do Catar, o Dhow.

VI- O Estádio da Cidade da Educação, também conhecido com “diamante do deserto”, por possuir arquitetura que remete às faces da pedra lapidada.

E, por ultimo, mas não menos importante:

VII- O Estádio Internacional Khalifa, originalmente construído em 1976, foi reformado para os jogos de 2022 e apresenta entre seus simbolismos, o “abraço dos torcedores”, por meio de seus dois arcos.

Segundo Ecléa Bosi (1993), no artigo A Pesquisa em Memória Social:

 “A memória, é sim um trabalho sobre o tempo, mas sobre o tempo vivido, conotado pela cultura e pelo indivíduo. […] É verdade, porém, que nossos ritmos temporais foram subjulgados pela sociedade industrial, que dobrou a tempo seu ritmo, “racionalizando” as horas de vida. É tempo da mercadoria na consciência humana, esmagando o tempo da amizade, o familiar, o religioso… A memória os reconquista na medida em que é um trabalho sobre o tempo, abarcando também esses tempos marginais e perdidos na vertigem mercantil. […] Só os artistas podem remontar a trajetória e recompor o contorno borrado das imagens, devolvendo-nos sua nitidez. […] A comunidade familiar ou grupal exerce uma função de apoio como testemunha e intérprete daquelas experiências. O conjunto das lembranças é também uma construção social do grupo em que a pessoa vive e onde coexistem elementos de escolha e rejeição em relação ao que será lembrado.” (BOSI, Ecléa, 1993: p.281)

Referências Bibliográficas:

– ARCHTRENDS. Esporte e arquitetura: conheça os estádios da Copa do Mundo 2022. Blog Archtrends PortoBello. Disponível em: https://blog.archtrends.com/estadios-da-copa-do-mundo-2022/?gclid=EAIaIQobChMIuefT347W-wIVEDaRCh0FKgxAEAAYASAAEgKVwfD_BwE. Acesso em 30 de novembro de 2022.

– BOSI, Ecléa. A Pesquisa em Memória Social. Psicologia USP, S.Paulo, 4(1/2), p. 277-284, 1993.

– RONDINELLI, Paula. Futebol. Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/educacao-fisica/futebol.htm. Acesso em 30 de novembro de 2022.

– TANCREDI, Silvia. 50 Curiosidades sobre o CatarBrasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/educacao-fisica/50-curiosidades-sobre-o-catar.htm. Acesso em 30 de novembro de 2022.

– WIKIPEDIA. Cultura do Catar. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Cultura_do_Catar. Acesso em 30 de novembro de 2022.

Fotografia:

– MOHAMMED, Hamad. Reuters File Photo. Disponível em:  https://www.reuters.com/lifestyle/sports/world-cup-2022-qatar-stadiums-guide-doha-venues-fifa-tournament-2022-11-14/. Acesso em 30 de novembro de 2022.

Deixe um comentário